sexta-feira, 3 de julho de 2009

..O PENTECOSTES HOJE^^




“CREIO NO ESPÍRITO SANTO”


1. O que quer dizer a Igreja quando professa: “Creio no Espírito Santo”?

Crer no Espírito Santo é professar a terceira Pessoa da Santíssima trindade, que procede do Pai e do Filho, e é “adorado e glorificado com o Pai e o Filho”. O Espírito foi “enviado aos nossos corações” (Gl 4,6) a fim de recebermos a nova vida de filhos de Deus.


2. Por que a missão do Filho e do Espírito são inseparáveis?

Na Trindade indivisível, o Filho e o Espírito são distintos, mas inseparáveis. Do início ao fim dos tempos, com efeito, quando o Pai envia seu Filho envia também o seu Espírito que nos une a Cristo na fé, a fim de que possamos, como filhos adotivos, chamar a Deus de “Pai” (Rm 8,15). O Espírito é invisível, mas nós o conhecemos por meio da sua ação quando nos revela o Verbo e quando age na Igreja.


3. Quais são as denominações do Espírito Santo?

Espírito Santo é o nome próprio da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus o chama também de Espírito Paráclito (Consolador, Advogado) e Espírito de Verdade. O Novo Testamento o chama também de Espírito de Cristo, do Senhor, de Deus, Espírito da glória, da promessa.

4. O que significa que o Espírito “falou por meio dos profetas?

Com o termo profetas se entende todos os que foram inspirados pelo Espírito Santo para falar em nome de Deus. O Espírito dá às profecias do Antigo Testamento pleno cumprimento em Cristo, cujo mistério desvenda no Novo Testamento.


5. O que realiza o Espírito Santo em João Batista?

O Espírito Santo enche João Batista, o último profeta do Antigo Testamento, o qual, sob a sua ação, é enviado a “preparar um povo bem disposto para o Senhor” (Lc 1,17) e a anunciar a vinda de Cristo, Filho de Deus: aquele sobre o qual viu descer e permanecer o Espírito, aquele “que batiza com o Espírito” (Jo 1,33).


6. Qual é a obra do Espírito em Maria?

O Espírito Santo dá cumprimento em Maria às expectativas e à preparação do Antigo testamento para a vinda de Cristo. De maneira única, a enche de graça e torna a sua virgindade fecunda, para dar à luz o Filho de Deus encarnado. Faz dela a Mãe do “Cristo total”, ou seja, de Jesus Cabeça e da Igreja, seu corpo. Maria está presente entre os Doze no dia de Pentecostes, quando o Espírito inaugura os “últimos tempos” com a manifestação da Igreja.

7. Que relação há entre o Espírito e Cristo Jesus na sua missão terrena?

O Filho de Deus é consagrado Messias mediante a unção do espírito na sua humanidade desde a Encarnação. Ele o revela no seu ensinamento, cumprindo a promessa feita aos Pais e o comunica à Igreja nascente, soprando sobre os Apóstolos depois da sua Ressurreição.


8. O que acontece no dia de Pentecostes?

Cinqüenta dias depois da sua Ressurreição, no dia de Pentecostes, Jesus Cristo glorificado derrama em profusão o Espírito e o manifesta como Pessoa divina, de modo que a Trindade Santa é plenamente revelada. A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada para anunciar e difundir o mistério da comunhão trinitária.


9. O que faz o Espírito na Igreja?

O Espírito edifica, anima e santifica a Igreja. Espírito de Amor, ele dá aos batizados a semelhança divina perdida por causa do pecado e os faz viver em cristo a Vida mesma da Trindade Santa. Manda-os testemunhar a Verdade de cristo e os organiza nas suas mútuas funções, a fim de que todos produzam “o fruto do Espírito” (Gl 5,22).


C. I. C. páginas 54-56; (Catecismo da Igreja Católica)

Sacramentos e o Espírito: Batismo, Eucaristia, Confirmação/Crisma, Matrimônio, Ordem, Unção dos Enfermos;

Os frutos são: Bondade, Amor, Alegria, Caridade, Paz, Paciência, Longanimidade (disposição para suportar com serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames e ofensas – esquecimento completo dos males e reveses sofridos), Benignidade (indulgente – complacente – bem intencionado), Mansidão, Fidelidade, Modéstia, Continência, Castidade.


AS VIRTUDES



A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem (dar o melhor de si).

“O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus” – São Gregório de Nissa.


As virtudes humanas: são atitudes firmes, disposições estáveis da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé.

As virtudes morais: são adquiridas humanamente. São os frutos e os germes de atos moralmente bons.

As virtudes cardeais (dobradiças). Todas as outras se agrupam em torno delas. São: PRUDÊNCIA – JUSTIÇA – FORTALEZA – TEMPERANÇA.

As virtudes teologais: fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. São: FÉ – ESPERANÇA – CARIDADE.